domingo, 13 de setembro de 2009

O NOVO CERCO DA LAPA, por Anthony Leahy

A UPES vai através do blog divulgando uma parte da história do Paraná que pouca gente, e a colaboração para isto será de Anthony, autor de excelentes artigos que abordam um lado escondido nos livros didáticos, mas que mostra a luta do povo paranaense, e pra começar a prosa, uma poesia que retrata a nossa aguerrida Lapa, muito rica culturalmente (foto ao lado, museu da cidade) localizada na região metropolitana de Curitiba e que é bem definida nas palavras de Leahy. Vale a pena conferir:

Terra bonita,
Berço de heróis,
A República Brasileira, sempre erguida,
Graças ao heroísmo de todos vós.
Não basta nascer Lapeano! Tem que optar por ser Lapeano! Assumir a responsabilidade de ser Lapeano!
Torna-se Lapeano a partir da consciência da importância histórica da Lapa, do orgulho e da responsabilidade de pertencer a esta terra, berço e túmulo dos heróis da resistência contra a tirania e arrogância dos que a subestimaram.
A história da heróica performance deste povo mostrou o poder da determinação e do comprometimento. Força que faz dos pequenos –Grandes! Dos perdedores –Vencedores!
Vivemos um momento crucial para a nossa querida Lapa. Estamos, de novo, cercados, mas desta vez, o inimigo é muito mais poderoso e cruel, pois não defende ou professa nenhuma ideologia! É só a destruição pela destruição! É o cerco da apatia e do descomprometimento, que gera o esquecimento, a miséria e a fome.
E o pior! Muitos das fileiras deste novo cerco da Lapa são seus próprios filhos. Descendentes de heróis cujo sangue está derramado pelas ruas, praças e casas. De heróis que podemos escutar seus gemidos de dor em cada parte da cidade.
Está na hora de pegarmos as armas da responsabilidade e entrarmos nas trincheiras do comprometimento, retribuindo e honrando a morte heróica daqueles que, com seu sangue e suas vidas, salvaram a república e fizeram de cada brasileiro um Lapeano.
Temos que ocupar o lugar que por direito e por sangue é nosso. Não podemos abrir mão de nossa importância histórica, nem nos aceitarmos relegados ao segundo plano da história brasileira.
NÃO! Já resistimos e provamos o nosso valor uma vez e provaremos de novo! Esteja onde estiver, tenha nascido onde for, Lapenanos de todo o mundo atendam ao chamado desta nova batalha e unam-se em uma só voz em defesa da nossa Lapa.

Anthony Leahy é membro do Lapa Mundi - Amigos da Lapa no Mundo, Diretor do Instituto Memória, Editor da Pedra da Gazeta, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Autor do livro Curitiba Nas Curvas Do Tempo e do projeto Piá Bom de História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras que insultem a história de nossa entidade, ou que desrespeitem os usuários que acessam este blog, serão apagadas com a devida explicação de tal atitude.