domingo, 23 de agosto de 2009

Bate papo com Dr. Fachin.


A passagem de nosso amigo Fachin pelo terreno deu o que falar, com direito a estar na capa da Gazeta (foto de Rodolfo Bührer), e nada mais justo, pois a resistência da galera só tem sido permitida pela tamanha solidariedade que tem recebido dos vizinhos, homanegeados na matéria que bem verdade (pra variar) trás alguns equívocos, mas como foi dito no acampamento, o Jornalismo servindo a denúncia de covardias sofridas por qualquer um, sempre é bem vindo.

Mas queremos ressaltar outras partes da conversa, pois ao invés de um renomado advogado, Luiz poderia ter sido jogador profissional de futebol. Verdade, e foi assim... nos finais das tardes os diretores da UPES "batiam uma pelada" em frente a sede, a Rua Marechal Mallet se transformou em um palco para que Fachin mostrasse todo seu talendo com a pelota nos pés, tanto é que logo um olheiro do Coritiba se interessou a ponto de levá-lo para treinar no clube, mas vida militante não é fácil, cheia de comprimissos e a perca de treinos resultou na saída do ex-dirigente estudantil.

Piada
Esta foi sem dúvidas a melhor de toda manhã, a conversa mais que agradável, chegou aos risos quando Fachin contou uma piadinha, estas de comunistas no céu.

Nossa casa, nossa história
Fachin relatou vários acontecimentos da sede, sempre se colocando como parte viva da memória da UPES, mas acima de tudo um combatente ativo e que apenas disse: "se eu defendesse a UPES, seria não defender a minha história". Relatando inclusive sua chegada na cidade, com poucos recursos como a maioria dos estudantes, mas com a realidade adversa de poucas ofertas de vagas em universidades.

UPES de Kombi e de Fusca
Nossa entidade já chegou a ter grande patrimônio, e no dia em que foi tentar garantir o seu acesso a UFPR, ficou na lembrança o trajeto feito com um fusca: "lembro como se fosse hoje, sai com uma barra de chocolate para passar a tarde, um lápis e uma borracha, foi a primeira e única vez que prestei vestibular".

Buenos Aires musical
Sobrou prosa até sobre a capital argentina, com Alejandro Kospel, 27, viajante “músico e artista multimídia”, já que Fachin tem apreciado gosto pelos espaços culturais onde inclusive Kospel já havia organizado festivais e outras atividades.


Nesta segunda-feira a conversa continua, mas no tom de dar o ritmo ao processo judicial daqui pra frente.


UPES
Da Rua Marechal Mallet, 250.

Um comentário:

Palavras que insultem a história de nossa entidade, ou que desrespeitem os usuários que acessam este blog, serão apagadas com a devida explicação de tal atitude.