sábado, 22 de agosto de 2009

Raul Seixas: Há 20 anos, morria o 'maluco beleza' do rock brasileiro


Durante essas duas décadas que marcaram a ausência do "maluco beleza", um grande número de seguidores (exemplo curitibano, Mosca) ainda faz de seu nome um dos ícones do rock nacional e da contracultura brasileira, responsável por mostrar ao público as ideias do ocultista inglês Aleister Crowley e por afinar uma parceria com Paulo Coelho, entre 1972 e 1982, com letras carregadas de temas esotéricos.
Raulzito, como era chamado por sua legião de fãs, lançou uma série de sucessos como "Ouro de Tolo", "Rock das Aranhas", "Gita", "Aluga-se", "Maluco Beleza", "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Sociedade Alternativa". Todo seu legado está perpetuado no famoso bordão gritado pela platéia em shows --seja qual for o gênero musical: "toca Raul!".Raul Seixas nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 28 de junho no mesmo ano da fundação da UPES, 1945, e realizou uma mistura singular de música regional nordestina, especialmente influenciado por Luiz Gonzaga, com o rock and roll. Sua música "Mosca na Sopa" é um exemplo notável desta mistura. Durante sua carreira, lançou 19 discos de estúdio em vida, e suas músicas foram reunidas em mais de 20 coletâneas.
Para homenagear o roqueiro baiano, foi feito um livro, uma exposição, uma peça de teatro e até uma passeata em São Paulo. Sem dúvidas o rock nacional não seria o mesmo sem ele, e ainda vive o velho estilo Raul de se expressar. Vale destacar que algumas foram as UMES que organizaram shows com o eterno maluco beleza, há pouco mais de 36 anos ele se apresentava em Campo Mourão no Cine Plaza.


UPES
Da Rua Marechal Mallet, 250, onde teremos várias atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras que insultem a história de nossa entidade, ou que desrespeitem os usuários que acessam este blog, serão apagadas com a devida explicação de tal atitude.