quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Etapas estaduais para o 38º Conubes

As onze etapas estaduais do 38º Congresso da UBES realizadas dias 14 e 15 demonstraram a unidade do movimento estudantil. As etapas aconteceram nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

Além da etapa estadual na Bahia, houve ainda o Congresso da Associação Baiana de Estudantes Secundaristas (ABES), que elegeu para presidente o estudante Valmir Santos. Cerca de 600 estudantes prestigiaram o evento. "A ABES teve a felicidade de realizar o maior congresso de sua história, pautando as discussões da nova escola pública baiana e a bandeira dos 50% do Fundo do Pré-Sal para a educação", disse Valmir.

No município paulista de São Carlos, cerca de 300 delegados elegeram Tarcísio Boaventura como o novo presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES). Quase 500 alunos participaram do Congresso.

Movimento Estudantil mais fortalecido

Importante destacar a reorganização de entidades históricas. A União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES) foi reconstruída, em chapa única, com participação de 150 alunos de 15 municípios. Foi eleito para liderar a gestão o estudante Diego Alves Pereira. "O movimento estava desarticulado no estado. Agora temos a intenção de chegar a todas as cidades e buscar organizar grêmios e a luta dos estudantes por uma educação melhor", afirmou. Para os capixabas a etapa estadual ajudou na realização dos Congressos da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (UESES) e da UMES-Vitória. André Lopes é o novo presidente da UESES.
“Acreditamos que apenas com a força de todos os estudantes brasileiros vamos conseguir mudar a educação e construir um país mais justo", afirma Osvaldo Lemos, diretor da UBES.No próximo final de semana acontecerão as etapas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palavras que insultem a história de nossa entidade, ou que desrespeitem os usuários que acessam este blog, serão apagadas com a devida explicação de tal atitude.